Ponte da Sibéria é inaugurada após três décadas de espera e muda a dinâmica de Xapuri, interior do Acre

Com 389 metros de extensão, ponte facilita a mobilidade, beneficia a zona rural e encerra décadas de espera por ligação segura entre as duas margens.

A população de Xapuri, no interior do Acre, finalmente recebeu, neste domingo (23), a Ponte Josimar Oliveira, conhecida como “Ponte da Sibéria”, obra aguardada há mais de três décadas e que passa a ligar diretamente a Comunidade da Sibéria ao Primeiro Distrito, beneficiando moradores urbanos e rurais.

A estrutura substitui a travessia por balsas, frequentemente prejudicadas por cheias, secas e problemas mecânicos. A entrega reuniu moradores, autoridades estaduais e municipais, além da família de Josimar Oliveira, morador conhecido como Dimar, que dá nome à ponte.

Governador Gladson Cameli e autoridades durante a inauguração da Ponte da Sibéria, em Xapuri. Juan Vicent/Proa

O governador Gladson Cameli destacou que a ponte atende a um pedido histórico da comunidade e melhora a mobilidade local. “É um grande dia para Xapuri. Entregamos algo que os moradores esperam há mais de 30 anos”, afirmou.

A nova estrutura tem 389 metros de extensão e recebeu investimento de R$ 47,6 milhões, somando recursos do governo do Estado e de emenda parlamentar do senador Marcio Bittar. A obra foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) e Consórcio Rio Acre.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, lembrou que a população aguardou mais de 30 anos pela obra. “Hoje cada pessoa que pisa nessa ponte pronta sabe o peso disso. A gente não está atravessando só um rio, estamos atravessando uma história”.

Presidente do Deracre, Sula Ximenes. Juan Vicent/Proa

Para o professor João Jorge Silva, a mudança é significativa. “Agora temos liberdade de ir e vir. Cadeirantes e pessoas que nunca conseguiram atravessar o rio terão acesso garantido.”

O prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, classificou a obra como a mais importante da história recente do município e afirmou que Xapuri entra em uma nova fase de desenvolvimento.

“Hoje estamos aqui para receber do governador Gladson e da vice-governadora Mailza a ponte da Sibéria, que é a obra mais importante da história de Xapuri. Vai continuar sendo por muito tempo. Tenho certeza que essa obra vai colocar Xapuri em outro padrão de desenvolvimento”, afirmou

Moradores acompanham a abertura oficial da nova ligação entre o Centro e o bairro Sibéria. Juan Vicent/Proa

Liberação gradual

A circulação na ponte começará a partir de segunda-feira, 24, de forma gradual, primeiro com veículos leves, depois médios e, por último, pesados. Ambulâncias, ônibus escolares e veículos de serviços essenciais terão prioridade. A balsa continuará operando até a liberação total do tráfego.

“A partir de amanhã, após a desmontagem do evento, a ponte já começa a funcionar. Primeiro teremos a passagem de veículos leves, depois médios e, por fim, os pesados. Cada etapa terá duração de uma semana e, ao final, o trânsito será liberado normalmente”, informou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac