Ação mira desmate de mais de 417 hectares em área de assentamento do Incra e possível uso ilegal para criação de gado.
A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) cumpriram, nesta terça-feira (18), dois mandados de busca e apreensão e um de sequestro de bens durante a Operação Mata Arrendada, realizada na zona rural de Cruzeiro do Sul, interior do Acre.
A ação apura práticas de desmatamento e ocupação indevida em áreas pertencentes a um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo as investigações, os suspeitos teriam desmatado mais de 417 hectares de mata nativa sem qualquer autorização ambiental, em desacordo com a legislação.
As apurações indicam ainda que parte dos investigados buscava ocupar e arrendar as áreas desmatadas para criação de gado, atividade considerada incompatível com a destinação pública das terras destinadas à reforma agrária.
A Justiça Federal em Cruzeiro do Sul autorizou o cumprimento dos mandados após a constatação dos indícios. A PF afirmou que “os envolvidos poderão responder pelos crimes de desmatamento ilícito de floresta pública, impedimento à regeneração de florestas e grilagem de terras públicas, além de outros que restarem apurados até o término das investigações”.


