Operação Vanilla Sky do MPAC prende 16 pessoas e desarticula núcleo de facção criminosa no interior do Acre

Ação, realizada em conjunto com a Polícia Militar, cumpriu mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em Feijó, visando desarticular grupo ligado ao Comando Vermelho.

Dezesseis pessoas foram presas e 12 mandados de busca e apreensão cumpridos na manhã desta terça-feira (28) durante a Operação Vanilla Sky, deflagrada pelo Ministério Público do Acre (MPAC), no município de Feijó, no interior do estado. A ação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em conjunto com a Polícia Militar (PMAC), teve como foco o combate a organizações criminosas com atuação consolidada na região.

As diligências ocorreram em diversos pontos da cidade, com o objetivo de capturar integrantes de facção criminosa e recolher materiais vinculados às atividades ilícitas. Aproximadamente 44 policiais militares, além de promotores de Justiça e servidores do MPAC, participaram da ação, que integra uma ofensiva maior contra núcleos operacionais do crime organizado no interior do estado. Durante a operação, também houve dois flagrantes, com apreensão de uma arma de fogo, drogas e relógios.

Segundo o MPAC, as investigações, conduzidas pelo Gaeco, tiveram início a partir da análise de dados periciados apreendidos com integrantes do Comando Vermelho, durante etapas anteriores de apuração. O material permitiu identificar uma estrutura articulada de distribuição de drogas e a expansão territorial da facção em Feijó, com ramificações em diferentes áreas do município.

“A Operação Vanilla Sky representa mais um passo no enfrentamento ao crime organizado no interior do estado, reforçando o compromisso do Ministério Público com a segurança e a justiça”, afirmou a promotora de Justiça Maísa Arantes Burgos, integrante do Gaeco.

Durante a operação, também houve dois flagrantes, com apreensão de uma arma de fogo, drogas e relógios. Foto: Ascom/MPAC

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário e executados de forma integrada. O MPAC informou que continuará acompanhando as diligências e que novas medidas judiciais poderão ser adotadas conforme o avanço das investigações. A operação faz parte de uma série de ações para desarticular redes criminosas ligadas ao tráfico e à lavagem de dinheiro no Acre.

Canal de denúncias

O Ministério Público reforça o papel da sociedade no enfrentamento ao crime organizado. Denúncias podem ser feitas de forma segura e anônima ao Gaeco, por meio do canal Investigador Cidadão, pelo número de WhatsApp (68) 99993-2414.

O canal é exclusivo para denúncias não emergenciais e garante sigilo total das informações e do denunciante.

1140x290-frames
banner-ela-pode-tjac