Éber Machado ironiza gestão municipal e aponta ilegalidade em veículos de fiscalização que circulam sem sinalização exigida por lei.
Na sessão desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Éber Machado (MDB) chamou atenção ao entrar no plenário segurando um giroflex, equipamento luminoso obrigatório em viaturas de fiscalização. O gesto simbólico foi uma forma de protesto contra o uso de veículos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) que estariam circulando sem o item exigido pela legislação.
Segundo o parlamentar, a ausência do giroflex em veículos oficiais coloca em dúvida o compromisso da autarquia com o cumprimento das normas de trânsito. “Vou mandar para a RBTrans para eles trabalharem na legalidade porque eles estão ilegal. Como nosso considerado diz que a ilegalidade não faz parte da gestão dele, eu vou lá fazer a doação do giroflex pra ele. Aqui na Câmara, vamos demonstrar mais uma mentira dessa gestão”, ironizou Éber durante seu discurso no plenário.
A manifestação ocorreu após a RBTrans admitir que parte da frota está circulando sem o equipamento, embora tenha afirmado que a situação é temporária.
Em resposta à reportagem do ac24horas, a autarquia confirmou que “algumas” viaturas estão sem o giroflex, justificando a ausência pelo processo de renovação da frota. Em nota, informou que as novas unidades estão sendo providenciadas e deverão chegar até dezembro.
“Nossas viaturas estão devidamente identificadas. O fato de algumas não possuírem o giroflex se deve ao processo de substituição da frota. As novas viaturas virão equipadas com todos os acessórios necessários, com previsão de chegada para dezembro. Ressaltamos ainda que as viaturas anteriores possuíam todos os equipamentos exigidos. Essas viaturas são substitutas temporárias, utilizadas até a chegada das novas, que já virão totalmente equipadas”, diz o comunicado.