Abertura oficial ocorre nesta terça-feira (5); Em 2025, a festa religiosa de Cruzeiro do Sul comemora 107 anos de tradição.
Em Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, agosto começa com o som dos sinos da Catedral, das ladainhas entoadas em família e das velas acesas nas janelas. É quando o tempo parece caminhar com mais delicadeza, e o povo, movido pela fé, se reencontra com a sua história. O Novenário de Nossa Senhora da Glória chega à sua 107ª edição, reunindo gerações diante da imagem da padroeira da cidade.
A devoção a Nossa Senhora da Glória já atravessa mais de um século na região. Iniciada em 1918, a celebração nasceu entre ribeirinhos, seringueiros e missionários que buscavam refúgio espiritual em meio às distâncias e ao silêncio da floresta. Com o tempo, tornou-se um dos maiores eventos religiosos da Amazônia, sendo reconhecido não só por sua dimensão de fé, mas também como expressão da identidade cultural de Cruzeiro do Sul.
A cada edição, o novenário se renova, mas preserva sua alma com nove dias de oração, terços, caminhadas, procissões e missas. Tudo vivido de forma comunitária, em clima de profunda entrega. As noites são marcadas por novenas temáticas e celebrações que evocam a esperança, virtude escolhida como guia da edição de 2025, com o lema: “Maria, Mãe da Esperança”.

Dom Flávio Giovenale, bispo da Diocese, destaca a força agregadora da festa. “É um momento de fraternidade, que acolhe não apenas católicos, mas também irmãos de outras religiões. O novenário de 2025 será uma festa de esperança, com grande riqueza cultural e espiritual para nossa Diocese”, afirmou.
A abertura oficial ocorre nesta terça-feira (5) e se estende até o dia 15 de agosto, com celebrações de missas e novenas pelos padres e bispo da diocese. Neste ano, o novenário também contou com a Corrida da Glória, uma atividade que une fé e saúde, realizada no último domingo (3). Ao nascer do sol, corredores tomaram as ruas da cidade e encerraram o percurso com a missa das 8h, abrindo o calendário de celebrações.

A programação deste ano inclui ainda a Caminhada da Juventude, a Procissão das Crianças, a missa dedicada a pais, idosos e enfermos, e a grande procissão luminosa do dia 15, encerrando o ciclo de celebrações com uma missa campal e um momento de louvor com o cantor Davidson Silva.
Reconhecido como a segunda maior manifestação religiosa da região Norte, o Novenário de Nossa Senhora da Glória teve, em 2024, o início do processo para ser oficialmente declarado patrimônio histórico e imaterial do Acre, conduzido pela Fundação Elias Mansour (FEM).

Confira a programação completa:
3 de agosto – “Corrida da Glória”
Programação diária na Catedral Nossa Senhora da Glória entre os dias 5 e 15 de agosto.
Programações especiais:
- 9/8 (sábado) – Caminhada da Juventude com Maria, às 17h
- 10/8 (domingo) – Procissão das Crianças e Missa do Dia dos Pais, às 8h
- 15/8 (quinta-feira) –
- Missa para idosos e enfermos, às 8h
- Procissão luminosa, às 17h30
- Missa campal e show com Davidson Silva, a partir das 19h