Operações da PF contra desmatamento e queimadas prendem criminosos por grilagem e outros crimes no Acre

As ações, chamadas Usurpare III, Pyros I e Pyros II, ocorreram nos municípios acreanos de Acrelândia e Manoel Urbano, além de Boca do Acre, no Amazonas.

A Polícia Federal deflagrou, nas últimas duas semanas, três operações de combate aos crimes de desmatamento ilegal e incêndios florestais no Acre e sul do Amazonas.

As ações, chamadas Usurpare III, Pyros I e Pyros II, ocorreram nos municípios acreanos de Acrelândia e Manoel Urbano, além de Boca do Acre, no Amazonas, e resultaram em prisões, apreensão de equipamentos e destruição de instrumentos utilizados nos crimes ambientais.

Integradas ao planejamento tático operacional para 2025, as operações fazem parte de uma estratégia contínua para proteger o bioma amazônico e as terras públicas federais.

PF intensifica combate ao desmatamento e incêndios florestais no Acre e sul do Amazonas. Divulgação/PF

Para ampliar a presença na região, a Polícia Federal instalou uma base fixa em Boca do Acre (AM) e mantém outra na capital acreana, Rio Branco. Segundo a PF, Essas bases funcionam como apoio logístico para ações semanais previstas para o segundo semestre de 2025.

O foco das operações está nas áreas mais vulneráveis, onde são comuns práticas como grilagem, invasão de terras públicas, desmatamento ilegal e uso do fogo para limpeza irregular do solo.

A PF busca responsabilizar tanto os autores diretos quanto os mandantes desses crimes, garantindo a repressão qualificada e a restauração da legalidade ambiental.

banner-ela-pode-tjac